top of page
  • Foto do escritorsiteguimaraesfiat

A importância dos retrovisores dos carros!


Uma forma para evitar acidentes, seja envolvendo terceiros ou não, é usar os campos de visões que encontramos nos automóveis. Existem três: dianteiro natural, que é da janela principal, periféricos, que são das janelas laterais e os campos que precisam dos retrovisores para passar visibilidade de pontos cegos. Diante disso fica evidente a importância dos retrovisores, sem eles fica praticamente impossível fazer algumas ações, por exemplo: mudar de faixa com segurança, dar a ré ou estacionar em uma vaga, principalmente para as pessoas que não sabem como fazer uma baliza. A importância dos retrovisores para qualquer motorista é enorme, seja o habilitado há anos ou os recentes que ainda estão tentando perder o medo de dirigir. Com a regulagem correta, os retrovisores permitem que você visualize qualquer ponto cego enquanto dirige. Confira abaixo as dicas de como regulá-los do jeito ideal.


Posicione-se de maneira correta no banco

A primeira dica para uma boa regulagem dos retrovisores é se posicionar da maneira correta no banco do veículo. A forma adequada é quando você se sente confortável e a perna fica esticada ao pisar na embreagem até o fundo. Evite ficar com os joelhos muito colados ao volante. Sendo claro, os pés precisam alcançar os pedais até o fundo, as mãos ficarem de acordo com a posição correta para o volante e as costas aconchegante no banco.

A importância dos retrovisores começa na regulagem

Após configurar a melhor posição do banco de acordo com o seu corpo, é a vez do retrovisor interno. O motorista precisa ajustar o espelho da forma que permita ele enxergar totalmente a visão da janela traseira do automóvel.


Regulando os retrovisores externos

Após realizar os passos anteriores, regule os retrovisores externos para receber a melhor visão. Nesse ponto é importante certificar-se que diminuiu todos os pontos cegos e conseguiu alguns metros de visibilidade das laterais e traseira do veículo. Muitos motoristas costumam deixar uma grande parte do automóvel aparecer no espelho, assim possuem uma referência do tamanho do veículo. O correto, no retrovisor do passageiro, é deixar apenas uma ponta da roda aparecendo como ponto de referência e o restante da via. Para o retrovisor do motorista, a melhor regulagem é abrir o campo de visão mais para a rua e reduzir a parte do carro que aparece no retrovisor.


O espelho convexo

Este espelho é um complemento para o retrovisor externo, geralmente usado em veículos de grande porte, como vans e caminhões. Ele possibilita uma visão de um ponto cego que somente olhando pela janela seria possível ver.

.

.

Gostou dessa dica?! Continue nos acompanhando por aqui. Toda semana uma dica e curiosidades sobre o mundo Fiat para você. Aqui no Guimarães Fiat temos peças e acessórios seminovos para o modelo do seu Fiat.



Comments


bottom of page