top of page
  • Foto do escritorsiteguimaraesfiat

Como funciona o filtro de combustível?


Em primeiro lugar, é essencial que o proprietário saiba como é o funcionamento do filtro de combustível do automóvel para saber como não deixar que essa peça prejudique o veículo. Para isso, é preciso manter o filtro de combustível limpo e com a validade em dia. Como dissemos anteriormente, a função desta peça é filtrar o combustível e, dessa forma, eliminar todas as sujeiras e resíduos sólidos que possam estar no tanque ou no combustível. Todas essas partículas podem prejudicar o desempenho não só do motor como também de outros componentes do carro. O filtro de combustível fica instalado próximo ao tanque ou entrada do motor isso depende do modelo do carro. Ele vai diminuir as chances da bomba de combustível queimar ou bicos injetores ficarem entupidos.


Problemas causados pelo mau estado do filtro

O filtro de combustível tem a função de evitar que impurezas entrem na bomba e acabem chegando ao motor ou atinjam outras partes do carro. Embora alguns motoristas saibam disso, ainda insistem em rodar com esse componente em situação inadequada. Dessa forma, se o filtro estiver em uma situação precária, ele pode romper-se e, assim, fazer com que o combustível passe sem a filtragem necessária um perigo para o carro e fundição do motor. Isso pode resultar até em um vazamento no tanque, o que pode causar bastante prejuízo. Afinal, trará danos ao motor e também no sistema de injeção, fazendo com que a vida útil do carro diminua. Por isso, recomenda-se verificar possíveis falhas em um mecânico de confiança o mais rápido possível.


Quando devo trocar o filtro de combustível do carro?

É indicado realizar a troca do filtro de combustível entre 10 e 15 mil quilômetros rodados. Porém, alguns indícios podem deixar evidente que a mudança da peça precisa ser feita o quanto antes. Veja alguns deles.


Dar a partida no carro de maneira difícil

Esse é o principal sinal que o filtro está sujo e precisa de troca. Quando a situação da peça não está boa, o líquido tem dificuldade de passar por ele até chegar ao motor, gerando problemas que afetam diretamente o processo de partida no carro.


Existe ferrugem na estrutura do filtro de combustível

Geralmente, ferrugem nunca é um bom sinal e, neste caso, não é diferente. Quando há oxidação da peça, podem ocorrer estragos até no sistema de injeção do veículo, como carburador e bicos injetores. Portanto, para que isso não aconteça, é necessário checar o filtro e realizar a troca dele, fazendo com que o problema não aumente.


Marcha fica lenta

Outro sinal que o carro pode dar indicando que há problema com o filtro de combustível é quando existe falha na aceleração. Isso significa que o combustível pode não estar alimentando o motor como deveria. Se isso acontecer, verifique o mais rápido possível o estado do filtro.


Aumento incomum do consumo de combustível

Esse talvez seja um dos efeitos mais marcantes de que o filtro não está em bom estado. Existe o aumento de consumo do combustível porque há uma barreira de impurezas que impede que o combustível passe por ele.

.

.

Gostou dessa curiosidade?! Continue nos acompanhando por aqui. Toda semana uma dica e curiosidades sobre o mundo Fiat para você. Aqui no Guimarães Fiat temos peças e acessórios seminovos para o modelo do seu Fiat.


Comments


bottom of page