top of page
  • Foto do escritorsiteguimaraesfiat

Como identificar o vazamento de óleo no carro?


Identificar um carro vazando óleo é uma das verificações mais simples e que os motoristas costumam perceber o vazamento de óleo é ao tirar o carro da vaga e notar uma mancha escurecida. Em muitos casos, o mais complicado é saber de onde está vindo o vazamento. A falta de manutenção é um dos grandes causadores, afinal, um veículo precisa passar por revisões constantes e sempre fazer a troca de óleo no momento certo. É importante ressaltar que diversos acontecimentos e algumas partes do motor podem causar o vazamento. As mais comuns são o excesso de óleo, desgaste da junta do cabeçote, retentores e problemas no cárter.

Não tenha medo ao encontrar uma mancha de óleo no chão e nem precisa ir correndo atrás de uma lanterna para ver se acha algum tipo de vazamento instantaneamente. O problema pode ser verificado de outras formas, até mesmo pela coloração do líquido. Ele pode indicar muitas partes do carro e otimizar o processo. Normalmente, são seis fluídos que envolvem esse tipo de vazamento de óleo. Abaixo falamos mais sobre cada um deles para facilitar a identificação.


. Vazamento de óleo marrom claro ou preto

Esse tipo de vazamento de óleo é um dos mais comuns de serem identificados, pois se trata do líquido lubrificante que é utilizado dentro do motor. É bem fácil de detectar, pois é uma coloração âmbar que varia entre o marrom claro e o preto. Caso o problema seja um pequeno gotejamento, não se preocupe, pois, com tantas juntas e vedações, é normal escapar uma ou outra gotinha. Mas, caso o gotejamento se intensifique ou permaneça por um período de dias maior, é bom levar até o seu mecânico de confiança fazer uma verificação e apontar quais são as razões do vazamento de óleo. Há um período certo para fazer a troca de óleo.


. Vazamento de avermelhado e fino ou grosso e marrom

Esse vazamento de óleo pode se assemelhar ao do motor, mas, com um pouco de atenção é possível identificar facilmente as diferenças. Ele é um pouco mais espesso e encontrado, geralmente, no centro do carro. Algumas transmissões mais atuais têm um líquido vermelho, mais fino que o óleo e mais simples de ser reconhecida. O vazamento pode ocorrer de um selo de transmissão falho ou junta. Se você possui um veículo com transmissão automática ou que utiliza algum tipo de eixo cardam, fique atento a esse tipo de vazamento. Outra maneira de notar se o fluído da transmissão automática está vazando é notar trancos repentinos nas trocas de marchas ou mesmo uma sensação de que o câmbio está “patinando”.


. Vazamento de óleo transparente até marrom e bastante escorregadio

Esse tipo de vazamento é de suma importância, pois mexe diretamente com a segurança do carro. Se notar algum líquido próximo a isso, pode significar o vazamento de fluído de freio. É um tipo de líquido que parece óleo mineral, mas que, com o tempo, pode ficar marrom devido ao motor.


É importante verificar a viscosidade desse óleo, pois ele é mais escorregadio que o de motor. Um simples exame pode ser feito com a ponta dos dedos no fluído que vazou no chão da garagem: quanto mais escorregadio nos dedos, maior a probabilidade de ser o óleo de freio. Ao perceber esse tipo de vazamento, encare esse problema com imediatismo e tente resolver o quanto antes.


. Vazamento de óleo amarelo, verde ou rosa pegajoso

É um sinal de problema com o líquido de arrefecimento. A identificação desse vazamento, apesar de não ser de óleo, é muito importante e também muito mais simples: se estiver colorido, é o líquido de arrefecimento, sem dúvidas. Carros mais velhos podem enviar um “alerta” de que o reservatório precisa ser completado por meio desses vazamentos. Isso acontece quando o motor fica quente.


. Vazamento de óleo claro, bem fino, semelhante com água

Ao notar uma mancha de líquido clara, transparente, do lado do passageiro, não precisa entrar em pânico. Mas, esse vazamento de “óleo” tem que ser idêntico ao que descrevemos aqui. Esse vazamento, na verdade, é apenas água. É uma condensação que se acumula do ar condicionado quando está soltando o ar frio. Isso faz com que as poças se espalhem e criem essa sensação de vazamento de óleo. Não é um problema, mas é preciso ficar de olho. Aumente a durabilidade do ar condicionado com essas dicas aqui.

.

Gostou dessa dica?! Continue nos acompanhando por aqui. Toda semana uma dica e curiosidades sobre o mundo Fiat para você. Aqui no Guimarães Fiat temos peças e acessórios seminovos para o modelo do seu Fiat.



Comments


bottom of page