top of page
  • Foto do escritorsiteguimaraesfiat

Como saber se a gasolina do veículo foi adulterada?


Conhecida popularmente também como “gasolina batizada”, a gasolina adulterada é aquela que passa por um processo de alteração do seu estado original. Ou seja, é quando outros solventes mais baratos são misturados ao combustível. Entre eles está o álcool (etanol) hidratado, que é usado com frequência.


Imagine que você está em uma viagem e abastece seu carro em um posto desconhecido. O carro perde o desempenho, começa a “engasgar” ou até mesmo a consumir a gasolina de forma bem mais rápida do que o normal. Esses são alguns dos sinais que podem indicar que você foi vítima de gasolina adulterada. Mas, como ter certeza? Nesse caso, há alguns testes que podem ser feitos para identificar combustível que sofreu alterações:


Teste da gasolina

O teste de gasolina ou teste de proveta pode ser feito logo que você suspeitar que o carro está abastecido com combustível de má qualidade. Ao solicitar que seja feito o exame para averiguar o caso, o processo poderá ser feito na mesma hora. Ele é muito eficiente para medir o percentual de etanol na gasolina. O procedimento é feito da seguinte forma: são adicionados 50 ml de gasolina e 50 ml de uma solução produzida de água e sal (esses de cozinha mesmo). Depois de misturar, o etanol que estiver na gasolina será movido para a água. Isso ocorre em mais ou menos 15 minutos, evidenciando a separação dos líquidos. Lembrando que o teste deve ser feito por profissional.


Teste de vazão

Outra forma de avaliar se você está sendo prejudicado ao abastecer seu veículo é por meio do teste de vazão, que é indicado para casos em que houver desconfiança de que esteja obtendo menos combustível do que o solicitado. Ou seja, se você acha que está pagando e recebendo quantidade menor do que o indicado avalie a vazão. Da mesma forma que nos testes anteriores, é direito do consumidor pedir por esse teste. Vale lembrar que todas as bombas devem possuir o selo do INMETRO, então, fique atento a isso também.

.

.

Gostou dessas dicas?! Continue nos acompanhando por aqui. Toda semana uma dica e curiosidades sobre o mundo Fiat para você. Aqui no Guimarães Fiat temos peças e acessórios seminovos para o modelo do seu Fiat.


댓글


bottom of page