top of page
  • Foto do escritorsiteguimaraesfiat

Fiat 124 Spider, o retorno.


Depois de ter sido apresentado pela primeira vez no Salão de Turim, em 1966, e ser fabricado por 19 anos consecutivos, um dos carros mais emblemáticos da Fiat, o 124 Spider, voltou em nova geração no Salão do automóvel de Los Angeles deste ano. A apresentação dele nos Estados Unidos foi uma ação bem pensada, afinal, dos quase 200 mil Fiat 124 Spider produzidos, mais de 170 mil foram vendidos exatamente nos EUA e onde ainda existem cerca de 8.000 unidades rodando. E com ele, a FCA quer consolidar a marca Fiat no mercado norte-americano.

. O porquê desse sucesso? Simples. Com linhas atraentes criadas pela Pininfarina (um dos mais renomados estúdios de design automobilístico mundial), preço convidativo, lugar para apenas duas pessoas, capota conversível, simplicidade na construção, tração nas rodas traseiras, uma relação peso/potência favorável e uma dirigibilidade voltada ao prazer de dirigir, foram os detalhes que conquistaram os fâs desse roadster italiano. Agora, ele toma emprestada a estrutura do japonês MX-5 Miata, num acordo entre a FCA e a Mazda. Porém, apesar da semelhança, o estilo do 124 Spider foi todo desenvolvido no Centro Stile de Turim, casa da Fiat, e suas linhas, com uma boa dose de nostalgia, remetem ao modelo de 1966. Como a grade hexagonal, característica de sempre do modelo, e a capota conversível de acionamento manual. Auxiliada por uma mola, ela pode ser facilmente levantada e fechada pelo motorista, sem sair do banco. Detalhe que permite, também, eliminar o peso de um sistema eletro-mecânico ou eletro-hidráulico, favorecendo a relação peso/potência. Mas, não deixa de lado aquelas tecnologias voltadas para a segurança, como os faróis adaptativos com LEDs. A cabine, com uma pegada bem esportiva, como convém a um carro desse tipo, é bem semelhante à do Miata, porém com um acabamento mais requintado. Para o conforto dos dois ocupantes, sistema multimídia com tela sensível ao toque, de sete polegadas, e sistema de som Bose, com 9 alto-falantes. Os bancos aquecidos são do tipo concha para firmar mais o corpo em curvas.

.

Gostou desta curiosidade?! Continue nos acompanhando por aqui. Toda semana uma dica e curiosidades sobre o mundo Fiat para você. Aqui no Guimarães Fiat temos peças e acessórios seminovos para o modelo do seu Fiat.


Comments


bottom of page