top of page
  • Foto do escritorsiteguimaraesfiat

Fiat Cronos Precision – consumo e equipamentos


O Cronos Precision tem uma boa relação custo-benefício. Tem bons recursos de segurança, conforto e tecnologia, além de uma ampla lista de opcionais que pode causar confusão e indecisão na hora da compra. Um dos destaques do carro é o bom comportamento dinâmico, diferente dos carros mais antigos da Fiat. O acerto de suspensão é mais voltado para o conforto, mas com calibragem para não desfavorecer a estabilidade do carro. A posição de dirigir é agradável, com volante de boa empunhadura, bancos confortáveis e pedais bem posicionados.

O acabamento interno do carro segue o mesmo padrão da categoria, com plásticos rígidos por todos os lados. Ao menos as peças são bem encaixadas e têm boa textura. Há também insertos em tecido nas áreas de contato com os braços dos ocupantes.

Apesar de usar a mesma plataforma do Argo, o Cronos tem 70% de componentes novos ou alterados em seu componente. Ele é mais longo que o hatch, com 4,36 metros de comprimento. No entre-eixos, são 2,52 metros, o que garante um espaço razoável para as pernas dos ocupantes. O isolamento acústico do carro também agrada, sem muita invasão de barulhos do motor ou do vento em velocidades mais altas.


Fiat Cronos Precision – equipamentos:


Visual e acabamento: Ambiente Lights, frisos, maçanetas externas e para-choques com detalhes cromados, volante com revestimento em couro, rodas de liga-leve de 16 polegadas com pneus 195/55 R16, entre outros.

Tecnologia: central multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto, Apple CarPlay, conexão Bluetooth, entrada USB e sistema de reconhecimento de voz, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo

instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), faróis com follow me home, sistema de som com quatro alto- falantes e dois tweeters, painel de instrumentos com tela TFT de 3,5 polegadas (com relógio digital, calendário e informações do

carro), entrada USB para os passageiros do banco traseiro, entre outros.

Segurança: airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, alarme antifurto, faróis de neblina, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, brake light, entre outros.

Conforto: ar-condicionado, direção elétrica progressiva, vidros dianteiros e traseiros elétricos com one touch e antiesmagamento, travas elétricas (com travamento automático a 20 km/h, trava da tampa de combustível, indicador de portas abertas e luz interna com temporizador), banco traseiro bipartido (60/40) e rebatível, banco do motorista com regulagem de altura, apoia braço para o motorista, piloto automático, limpador de para-brisa com intermitência, retrovisores eternos elétricos com função Tilt Down (rebatimento automático no lado do passageiro em marcha a ré) e repetidores de seta, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, volante com regulagem de altura e profundidade, entre outros.

O motor usado pelo Cronos topo de linha é o mesmo encontrado em outros modelos da Fiat, como Argo, Strada e Toro, além do Jeep Renegade. Trata-se do 1.8 E.torQ Evo, com direito a quatro cilindros e quatro válvulas por cilindro (16 válvulas no total).

Ele é dotado também do sistema VIS (Variable Intake System), que oferece mais força em rotações mais baixas. Com até 4.000 giros, o ar enviado para os cilindros percorre um caminho mais longo, favorecendo a entrega de torque. Depois, uma aleta é acionada fazendo com que o ar percorra trajeto mais curto, incrementando a potência.

De acordo com o Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o Cronos na versão Precision com motor 1.8 flex e transmissão automática de seis marchas entrega os seguintes números de consumo: consumo de 7,2 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol, consumo de 10,3 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada com gasolina e nota “D” na comparação relativa na categoria e “C” na comparação absoluta geral.

Gostou desta matéria?! Continue nos acompanhando por aqui. Toda semana dicas e curiosidades sobre o mundo Fiat para você.

Aqui no Guimarães Fiat temos peças e acessórios seminovos para o modelo do seu Fiat.

Comments


bottom of page