De todos os fatores envolvidos no momento da compra de um veículo e na hora de dirigi-lo, a segurança é o mais importante. Entre todos os itens voltados para proteger os ocupantes dos carros, o Airbag é um dos fundamentais.
. O que é um Airbag?
O Airbag é uma bolsa de ar desenvolvida para ser um dispositivo de segurança do veículo. Após um forte impacto, ocorre a explosão de um composto químico que rapidamente infla o material, que tem como objetivo evitar que a pessoa choque-se contra partes do automóvel, a fim de evitar danos físicos graves e muitas vezes, salvar vidas. É importante ressaltar que o Airbag foi desenvolvido para ser acionado apenas no caso de impactos fortes envolvendo o veículo. No caso de batidas mais leves, o cinto de segurança é capaz de conter a projeção dos ocupantes do carro e evitar que eles sofram ferimentos sérios.
. Cuidados necessários com o Airbag
Um fator importante para todos entenderem é que ter Airbag no carro não significa que o uso do cinto de segurança seja dispensável. Além de ser obrigatório por lei, a utilização do cinto é complementar ao acionamento das bolsas de ar. A posição que os ocupantes ficam quando estão com os cintos afivelados corretamente e a projeção que este item evita no caso de um forte impacto, são fatores determinantes para que o Airbag cumpra o seu papel e possa salvar vidas e reduzir ferimentos.
. Tipos de Airbag existentes
Os únicos tipos de Airbag que são obrigatórios de acordo com a legislação brasileira são os Airbags frontais, tanto para o motorista quanto para o passageiro. Um deve ficar instalado no volante e o outro no painel bem à frente do banco do passageiro.
Os Airbags de joelhos, apesar de não muito comuns, ficam logo abaixo do volante e podem evitar danos às pernas. Já o Airbag central foi desenvolvido para evitar um possível choque de cabeças entre o motorista e o passageiro. Dessa forma, fica instalado no meio do console e é inflado no meio dos ocupantes da parte da frente do automóvel.
Outro tipo menos comum é o Airbag de cinto, que fica acoplado ao cinto de segurança e infla uma bolsa de ar como extensão do dispositivo. Por último, o Airbag de capô foi idealizado pensando na proteção de pedestres. Quando ocorre uma colisão frontal, ele é acionado e pode evitar que a pessoa atingida tenha ferimentos ao bater contra o para-brisa e o capô.
Gostou dessas dicas?! Continue nos acompanhando por aqui. Toda semana uma dica e curiosidades sobre o mundo Fiat para você. Aqui no Guimarães Fiat temos peças e acessórios seminovos para o modelo do seu Fiat.
#blog #fiat #mundofiat #curiosidadesfiat #guimaraesfiat #reuse #peças #acessorios #manutençãoautomotiva #segurança #airbag
Comments