O primeiro passo é ter calma. Não vai adiantar nada ficar nervoso (a), nessas horas. Sabemos que você provavelmente está precisando chegar a algum lugar e que pneu de carro furado é uma situação bem chata. Confira abaixo o que deve ser feito nessa situação:
. Encontre o furo
Preste muita atenção, pois você precisa perceber de onde vem o vazamento. Primeiro, há algum detrito no pneu? Investigue o que pode ter causado o furo, como pregos, parafusos ou qualquer item pontiagudo que esteja se projetando para fora. Caso não tenha nada visível, faça o seguinte: encha uma garrafa pet com água e sabão (ou o líquido próprio para detectar vazamento e que seja aprovado pelo fabricante) encha o pneu e depois, pulverize-o com a mesma solução. Quando o líquido escorrer pela banda de rodagem, você deve perceber uma erupção de bolhas onde o objeto foi furado. Encontrado o rasgo, recomenda-se que o veículo seja encaminhado para um profissional, que deverá saber se precisa trocar ou só reparar o pneu.
. Estepe
Se você não conseguiu contratar alguém e também não tem grandes habilidades para trocar um pneu, siga os passos abaixo:
Faça a sinalização, posicionando o triângulo a uma certa distância do veículo.
Com o carro parado e desligado, puxe o freio de mão e engate uma marcha.
Após pegar uma chave de roda, solte os parafusos das rodas, dando apenas uma volta com a chave, mas sem soltar os parafusos.
Acione o macaco e levante o carro.
Agora sim, pode soltar os parafusos.
Chegou o momento de retirar a roda com o pneu de carro furado e colocar o pneu de estepe.
Recoloque os parafusos, apertando-os o máximo que conseguir e prendendo bem o estepe.
Solte e retire o macaco.
Com o carro no chão, verifique novamente os parafusos e os aperte mais uma vez, para garantir.
Reparo ou troca?
Agora, se você tem um carro com pneu furado e não sabe se repara ou troca, saiba que é preciso avaliar cada caso. O tamanho do furo e o tipo do pneu são fatores que precisam ser considerados. Veja as opções:
Pneus com índice de velocidade T: podem ser reparados rasgos de até seis milímetros na banda de rodagem e até três milímetros nos flancos.
Pneus com índice W: o reparo pode ser feito em perfuração que não passe de três milímetros. Ou seja, se os flancos forem atingidos, não será possível.
Pneus com índice Y: não é recomendado nenhum tipo de conserto.
Lembrando que se a banda de rodagem ou os flancos estiverem cortados, será preciso fazer sua substituição.
.
.
Gostou dessas dicas?! Continue nos acompanhando por aqui. Toda semana uma dica e curiosidades sobre o mundo Fiat para você. Aqui no Guimarães Fiat temos peças e acessórios seminovos para o modelo do seu Fiat.
Comments