top of page
  • Foto do escritorsiteguimaraesfiat

O que é a pane seca?


Pane seca é quando o veículo para de funcionar porque o combustível acabou. Todo veículo conta com uma reserva, seja ele de álcool ou gasolina, mas a pane ocorre quando até essa reserva acaba. Visto que o problema pode pegar o motorista em desatenção, totalmente de surpresa, é importante entender, também, os sinais que o carro dá. Se o combustível acabar, o motorista pode começar a sentir falhas e o carro dando pequenos “soquinhos”, parando logo em seguida. É muito semelhante com a sensação que temos com o pedal, na hora que o carro morre.

Para evitar esse problema, é preciso ter muita atenção sempre ao ponteiro do tanque. Além disso, a qualidade do combustível utilizado pode influenciar muito ao desempenho do carro e até o tempo que você pensa que irá durar o abastecimento. A gasolina adulterada deve ser evitada (é bom abastecer em local de confiança), assim como hábitos que estragam o carro.


. Problemas e penalidades causados pela pane seca

A pane seca está prevista como uma infração no Código de Trânsito. Mas além da multa e todos os transtornos que isso pode ocasionar na vida do condutor, alguns problemas no carro podem acontecer. O primeiro componente que pode sofrer impacto é a própria bomba de combustível. Se ela secar, pode aquecer demais e com isso a peça danifica totalmente. Outro problema que pode acontecer é ir sujeira para o sistema de injeção. Se esse local ficar obstruído, depois há dificuldades para o combustível chegar de novo aonde precisa.


. O que fazer quando este problema acontecer?

Saber o que fazer em caso de qualquer pane é muito importante. Se mesmo assim, sabendo da importância de checar sempre o nível de combustível antes de sair, acontecer de você se esquecer ou por outra razão não conseguir perceber que o combustível está acabando, é preciso lidar com a situação. Às vezes um problema no ponteiro que indica a quantidade de gasolina pode confundir o motorista e de repente, a pane seca ocorre. Caso tenha acontecido com você e o carro parou de funcionar.


Veja o que fazer:

Sinalize imediatamente que está com problemas no carro, especialmente se estiver no meio do trânsito. Ligue o pisca-alerta e se for necessário, empurre o carro com segurança até o canto da guia.

Lembre-se de colocar o triângulo com segurança para sinalizar aos outros motoristas que seu carro está parado, dependendo do local.

Verifique com seu seguro se pode ter algum tipo de assistência. A pane seca geralmente não é uma das coberturas do seguro auto, mas a assistência 24h sim. Por isso, se informe se é possível acioná-lo, para reboque, por exemplo.

Se não tiver essa possibilidade, peça ajuda a alguém de confiança e procure o posto mais próximo, a pé, para buscar combustível que esteja faltando.

Uma opção é pedir para que alguém traga o combustível (pode ser poucos litros) a fim de que consiga sair com o carro do local. Assim que retirar o carro dali, busque reabastecê-lo imediatamente. Se for melhor, depois leve o veículo até um mecânico ou oficina de referência para poder analisar se houve algum dano por conta do episódio. Vale dizer que é prudente sempre ter um galão próprio para casos emergenciais, no carro. Isso porque não é permitido buscar combustível e transportá-lo em garrafas plásticas convencionais. Mas o melhor, claro, é nunca deixar faltar!

.

.

Gostou dessa dica?! Continue nos acompanhando por aqui. Toda semana uma dica e curiosidades sobre o mundo Fiat para você. Aqui no Guimarães Fiat temos peças e acessórios seminovos para o modelo do seu Fiat.



Commenti


bottom of page