Isso, na verdade, é bem simples. Dirija até um lugar plano, reto e que não contenha buracos. Mantenha uma velocidade média e comece analisar. Será muito simples perceber o volante trepidando ou jogando o carro para algum dos lados, ainda mais se você não fizer força. Caso note isso, vá ao seu mecânico o quanto antes para fazer uma checagem mais detalhada e ajustar esse problema. Em geral, isso pode ser problema de alinhamento e balanceamento.
. Carro precisando ser alinhado e balanceado
Falta de calibragens semanais, além dos constantes atritos que os pneus sofrem frequentemente por causa de buracos e desníveis, sem contar os desgastes ocasionados por excesso de calor, falta de pressão ou freadas bruscas são apenas alguns dos motivadores da falta de equilíbrio dos pneus. Para resolver esse tipo de problema, alinhar e balancear o carro é a primeira alternativa que todos os motoristas devem tomar. O balanceamento, na verdade, é a manutenção mais importante, pois ela tem o intuito de fazer as rodas girarem sem vibrações. Isso influencia diretamente no conforto ao dirigir, garantindo a segurança necessária para guiar. O procedimento de alinhamento e balanceamento não leva mais do que uma hora e traz benefícios incríveis.
Já a parte do alinhamento serve para ajustar os ângulos das rodas, mantendo-as retas em relação ao solo e paralelas entre si. É uma manutenção importante, pois garante a estabilidade do carro em curvas e outras manobras que necessitem de maior mobilidade. Além disso, evita o desgaste irregular dos pneus e você sente a diferença no bolso!
. Problemas na suspensão
Outro problema que pode ser indicado pela vibração no volante é o da suspensão. Qualquer componente do sistema de suspensão de um veículo pode causar vibrações no volante, mas, em especial, é preciso ficar de olho nos amortecedores, pivôs e barras de direção e barras estabilizadoras. Estes componentes não só podem causar vibrações, mas também acidentes. Um amortecedor sem gás ou óleo deixará a roda do veículo à mercê das molas. Assim, quando você passar por alguma irregularidade na pista, a roda irá movimentar-se sem controle para cima e para baixo, impulsionada pela mola. Isso fará o volante vibrar… e muito! Já no caso dos pivôs e barras estabilizadoras o problema pode não ser tão aparente. Vibrações leves e pequenos solavancos na hora de esterçar podem ser sinais que os pivôs já deram o que tinham para dar. A barra estabilizadora se estiver torta ou mal posicionada, vai interferir diretamente da dirigibilidade do veículo, deixando o volante mais pesado em algumas curvas e até mesmo travando-o. O mesmo acontece com as barras de direção. São elas as responsáveis por fazer o carro esterçar, mudar de direção. Qualquer problema com elas fará com que você não consiga utilizar o volante do veículo. A vibração no volante pode indicar que elas estão tortas ou prestes a se romper.
. Calibragem dos pneus
A calibragem de pneus é outro ponto que pode causar a vibração do volante. Todo carro oferece ao motorista o número preciso para a calibragem dos pneus, seja quando o carro está carregado de bagagens ou carga, com muitas pessoas ou mesmo vazio. Colocar muitas libras no pneu ou andar com ele vazio pode causar vibrações e trepidações. Mantenha a numeração de acordo com o indicado no manual. Outro problema que pode estar relacionado com os pneus e rodas é a fixação ruim. Quando você faz a rodagem ou mesmo troca um pneu furado e não os encaixa com precisão e força, isso pode causar instabilidade no carro e causar algumas trepidações, tanto no volante quanto no carro como um todo.
. Problemas no motor
Essa é uma opção que costuma ser desvendada por especialistas, pois são casos mais específicos. Se o volante vibra parado, a vibração pode estar aliada ao propulsor que não está recebendo ar ou nem gasolina o suficiente. O problema também pode estar ligado às velas ou ao fato dos cabos delas não estarem bem conectados ou estejam com algum defeito que necessite de reparo. Os sintomas mais comuns de notar essas vibrações são em acelerações constantes. Se o caso for mais grave, o carro pode até trepidar e prejudicar ainda mais a direção. Se o caso for menos grave, estas vibrações podem ser sentidas no volante especialmente se o carro tiver direção hidráulica. Isso porque a bomba de óleo que alimenta o sistema passará a ter mal funcionamento devido às falhas do motor.
. Problemas no freio
Um carro roda perfeitamente devido aos eixos. Se eles estão com algum problema, sinais irão aparecer, como a vibração no volante. Esses componentes não necessariamente podem estar desgastados devido ao tempo. Eles podem ser danificados em uma batida ou colisão. Em altas velocidades, o volante começa a trepidar, pois essa é uma parte importante e responsável por transferir a potência do motor para as rodas, fazendo rotações bem rápidas. Caso essa parte não esteja em perfeito funcionamento, o eixo vibrará quando o carro estiver em movimento. Esse problema costuma revelar o “passado oculto” de muitos carros usados, quando os ex-donos se acidentaram antes de vendê-lo e não repassam a informação para quem compra o veículo. Outra peça que pode causar vibração no volante é a homocinética, mas quando ela estiver desgastada ou danificada, seja pelo desgaste natural da peça, seja pela ação da poeira das ruas ou outros tipos de sujeiras, você escutará um barulho como se um pedaço de metal estivesse se rompendo conforme a roda gira.
.
.
Gostou dessa dica?! Continue nos acompanhando por aqui. Toda semana uma dica e curiosidades sobre o mundo Fiat para você. Aqui no Guimarães Fiat temos peças e acessórios seminovos para o modelo do seu Fiat.
Comments