O coxim é uma peça feita de borracha, com a utilidade, basicamente, de tirar a vibração do chassi do carro. Ele também funciona para diminuir qualquer vibração estranha do motor ou do câmbio na carroceria. Sem ele, os carros iriam trepidar muito e deixar praticamente insustentável o ato de dirigir. Os coxins, geralmente, estão localizados em alguns pontos específicos do carro: no escapamento, no motor, no câmbio e na suspensão. Quando falamos do coxim do motor, em carros populares, geralmente são usadas três peças. Já em carros importados podem passar de cinco e, normalmente, são feitas de um material mais nobre, tornando quase imperceptível os sons e a vibração do motor do carro.
O coxim do motor é produzido em aço e borracha e com uma quantidade pequena de vinil que, apesar de não ser muito flexível, aguenta altas temperaturas. Isso é muito importante, ainda mais pela localização da peça, próxima ao motor do veículo que, quando ligado, fica extremamente quente.
Porque o coxim do motor está fazendo barulho
O barulho ou a vibração do coxim do motor costuma aparecer quando a peça está muito desgastada. E para que o carro não fique extremamente vulnerável com o coxim ressecado ou rachado, a sua troca é essencial. Mesmo que a maioria dos motoristas nem saibam da existência dessa peça ou simplesmente se esquecem de realizar esse reparo no veículo, deixar o coxim do motor em péssimas condições pode acarretar alguns problemas sérios com o carro, principalmente no que diz respeito à suspensão. Para identificar a necessidade da troca do coxim, trafegue com o carro por pistas e ruas um pouco mais irregulares. Há grandes chances de vibrações na alavanca do câmbio e no assoalho do carro, além das costumeiras dificuldades para engatar a marcha ou o volante puxando para algum dos lados.
Como evitar problemas no coxim do motor
Um momento muito simples para perceber que o coxim do motor precisa ser trocado é quando, por exemplo, o motorista está parado no farol ou no trânsito e, ao arrancar, há um barulho muito forte no carro, o coxim do motor ou do câmbio pode estar bem desgastado. Leve o carro ao seu mecânico de confiança para que ele possa fazer uma análise mais detalhada dessa peça. A troca, se necessária, não demora muito tempo quando feita por especialistas. Lembre-se de usar coxins originais, pois, como é uma peça importante para o carro, o uso de peças paralelas pode danificar o carro.
Evite fortes arrancadas com o carro
Para preservar o coxim do motor e fazer com que ele dure mais tempo, evite dar arrancadas muito fortes com o carro, principalmente em subidas, valetas, lombadas e obstáculos que exijam muita potência do carro. Para quem está pensando em mexer na suspensão ou rebaixar o carro, por exemplo, saiba que a manutenção do coxim do motor pode se tornar mais constante, pois ele será bem exigido. Carros originais e mais distantes do chão possibilitam uma vida útil maior ao coxim, já os carros rebaixados ou com suspensão a ar, diminuem o tempo de vida útil do coxim do motor e também da suspensão e câmbio. Atente-se a esses detalhes quando pensar em fazer qualquer modificação no veículo. Além do que, carros modificados têm aceitações mais complexas no momento de fechamento do seguro. Entenda aqui o motivo.
.
.
Gostou dessa dica?! Continue nos acompanhando por aqui. Toda semana uma dica e curiosidades sobre o mundo Fiat para você. Aqui no Guimarães Fiat temos peças e acessórios seminovos para o modelo do seu Fiat.
Comments