
Os automóveis dispõem de uma série de recursos para o uso diário do motorista, e um deles é a buzina automotiva. Seja para avisar alguém que você chegou a um destino, alertar outro motorista sobre algum erro que ele esteja cometendo ou até agradecer uma gentileza recebida no trânsito. A utilização da buzina é algo recorrente no dia a dia.
. Problemas mais comuns na buzina automotiva
Assim como qualquer outra peça da mecânica do carro, a buzina pode sofrer danos e parar de funcionar. Entre os problemas mais comuns, podemos citar: som mais baixo do que deveria, ausência total de som e som muito alto. Esses defeitos surgem, em diversos casos, pelo mau uso por parte do motorista ao longo do tempo.
. Como encontrar a buzina
Para que a manutenção seja realizada, um ponto essencial é encontrar onde a buzina está instalada. Não existe um padrão, o que faz com que o local varie entre as montadoras. Encontrar a buzina automotiva pode ser mais complicado do que parece. Por isso, listamos os lugares mais prováveis em que ela pode estar:
Debaixo do para-barro, o plástico preto que cobre a roda dianteira.
Dentro do compartimento do motor, normalmente nas partes baixas.
Atrás do radiador.
Perto do farol, do lado do passageiro ou do motorista.
. Como reparar o problema da buzina automotiva
Para resolver o problema e ter a buzina funcionando perfeitamente de novo, é preciso fazer alguns testes e identificar quais das possíveis causas aplicam-se ao seu automóvel. Dessa forma, é necessário verificar os seguintes itens:
Fusível
Os casos mais comuns são de fusíveis queimados. Por isso, esse deve ser o ponto inicial na procura do problema. É possível localizá-lo pelo manual do carro sem dificuldades. Se a placa de metal que está presente lá dentro estiver quebrada, será preciso realizar a troca.
Quebra do suporte
O suporte mantém a buzina presa na carroceria do carro. Portanto, caso ele quebre, provavelmente a buzina cairá no asfalto. Nesse caso, a única saída é comprar uma nova para solucionar o problema.
Contato do volante com defeito
O contato da buzina é responsável por acioná-la no momento em que o motorista aperta o volante. Se ele estiver com defeito, é necessário retirar o volante para realizar o conserto.
Fiação corroída
Os fios são responsáveis pelo recebimento da carga elétrica. Para saber se o problema está nessa parte, você deve remover o conector do fio, segurando firme a parte menor do conector e, depois, puxar o fio para fora. Em seguida, remova o parafuso de montagem e o conector que estão ligados aos fios, limpe as peças e coloque-as de volta.
.
Gostou dessa curiosidade?! Continue nos acompanhando por aqui. Toda semana uma dica e curiosidades sobre o mundo Fiat para você. Aqui no Guimarães Fiat temos peças e acessórios seminovos para o modelo do seu Fiat.
Comments